Boletim de Vigilância em Saúde - Esquistossomose
21 Dezembro

Boletim de Vigilância em Saúde - Esquistossomose

A esquistossomose, doença do caramujo ou barriga d’água é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Shistossoma.

Causa
No Brasil o Shistossoma Mansoni é o único encontrado que pode causar a esquistossomose ao homem. Esses vermes se reproduzem dentro do caramujo e suas metacercárias penetram na pele e mucosas das pessoas que nadam ou ficam períodos dentro de rios, córregos e lagos com os caramujos contaminados. Ou ainda podem ser ingeridos em alimentos contaminados com as cercarias, se elas atingirem o estômago são destruídas pelo suco gástrico, porém , as larvas penetram nas mucosas antes de chegarem ao estômago e dessa forma dão continuidade ao ciclo.

Sintomas
Na fase de penetração corporal podem ocorrer sintomas como: eritema (vermelhidão), urticária e prurido (coceira) que duram alguns dias.

Já na fase inicial ou aguda, que pode aparecer de três a nove semanas após penetração das cercarias, há disseminação das larvas pelo sangue e com a postura dos ovos o paciente apresenta: náusea, dor-de-cabeça, fraqueza, dor abdominal, diarreia com sangue, falta de ar, tosse com sangue, dores nas articulações, gânglios linfáticos inchados, aumento do fígado, aumento do baço e alergia na pele com coceira.

Diagnóstico
Exame parasitológico de fezes, hemograma, ultrassonografia e biópsia retal.

Tratamento
O tratamento é feito com antiparasitário de baixa toxidade, principalmente o Praziquantel, que deve ser prescrito para todos cujo exame de fezes ou de mucosa retal apresente ovos do parasita.

O Praziquantel é uma droga de administração oral em dose única cujos principais efeitos colaterais são diarreia e dor abdominal.

Prevenção
Saneamento básico com esgoto e água tratada, controle dos caramujos, proteção dos pés e pernas com bota de borracha em possíveis locais contaminados, educação em saúde, evitar entrar em contato com água que contenha cercarias.

Pavimentação da Travessa São Geraldo
14 Dezembro

Pavimentação da Travessa São Geraldo

A Secretaria de Obras e Infraestrutura conclui mais uma melhoria no Centro da cidade, desta vez foi a pavimentação da Travessa São Geraldo no Centro da Cidade.

06 Dezembro

No dia 04 de Dezembro de 2017 a nossa Secretária Municipal de Assistência Social Vera Lopes participou da reunião do CONSEA - Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Belo Horizonte.

As Secretarias Municipalis e a EMATER-MG foram contempladas com um lote de 3.000 mudas de espécies
06 Dezembro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e a EMATER-MG foram contempladas com um lote de 3.000 mudas de espécies florestais através da COOPERLAR – Cooperativa de Produtores Agrícolas de Laranjal – MG. As mudas estão disponíveis na sede da EMATER e serão repassadas aos proprietários rurais do município de Amparo do Serra com a finalidade, principalmente, de preservação do meio ambiente, recuperação de nascentes, Áreas de Preservação Permanente e áreas degradas, paisagismo, ornamentação e melhoria das condições climáticas do ambiente. Os interessados deverão se dirigir ao viveiro da EMATER.